Chico Anysio

  • Chico Anysio

Chico Anysio, (1931-2012) foi um humorista, roteirista, diretor e escritor brasileiro, considerado um dos maiores comediantes do país. Criou uma infinidade de personagens, o que fez dele um artista diferenciado. Atuou ao lado de humoristas como Jô Soares, Paulo Gracindo e Agildo Ribeiro.

Francisco Anysio de Oliveira Paula (1931-2012) nasceu em Maranguape, no interior do Ceará, no dia 12 de abril de 1931. Filho de Francisco Anysio, dono de uma empresa de ônibus do Ceará, e de dona Haideé Viana de Oliveira Paula. Mudou-se com a família para o Rio de Janeiro com apenas 08 anos de idade. Com 16 anos frequentava os programas de calouros onde ganhou diversos concursos. Ingressou no curso de Direito, mas não concluiu. Entrou na rádio Guanabara, onde atuou como locutor, ator, comentarista esportivo e redator.

O humorista criou 209 tipos. Em um programa da TV Rio, Noites Cariocas, personificou pela primeira vez na televisão o “Professor Raimundo”. Na TV Record, fez grande sucesso no programa Blota Júnior. Em 1969, ingressou na Rede Globo, onde atuou em diversos programas, entre eles, “Chico Anysio Show”, “Chico City”, “Chico Total”. Nesses programas, imortalizou personagens como “Alberto Roberto”, “Baiano & Os Novos Caetanos” (com o humorista Arnaud Rodrigues), “Painho”, “Salomé”, “Profeta” e o “Vampiro Brasileiro”, que fez sucesso nos anos 70, 80 e 90.

O personagem “Professor Raimundo" ganhou um programa especial nos anos 90, tal a audiência que alcançou. Um dos últimos programas que atuou foi no humorístico “Zorra Total”, exibido aos sábados, onde mostrou seus personagens mais famosos.

Casado seis vezes, o comediante teve oito filhos, sendo um adotado. Casou com a ministra Zélia Cardoso de Mello, ex-ministra da fazenda do Presidente Fernando Collor.

Chico Anysio faleceu no Rio de Janeiro, no dia 23 de março de 2012, vítima de uma infecção pulmonar.

Notícias relacionadas


Frases do Zé Bobó
162

Frases do Zé Bobó

Acreditem,quando eu estou dormindo,nem sempre estou acordado... Leia Mais

  • 4
A história dos trapalhões
161

A história dos trapalhões

Os Trapalhões foi um grupo humorístico brasileiro, composto por Dedé Santana, Zacarias, Mussum e o líder do grupo, Renato Aragão, também conhecido como "Didi Mocó". Tinham um programa de televisão homônimo, criado por Wilton Franco. Leia Mais

  • 1